Rastros, traços e vestígios é um projeto de longo prazo que propõe uma reflexão sobre a formação da subjetividade brasileira através de uma investigação fotográfica de fatos da nossa história, que ocorreram anteriormente a chegada da fotografia no local onde se deram. São eventos não possuem iconografia fotográfica de época.

Sua concepção partiu da ideia de que há um paralelo entre o trabalho do fotógrafo e do historiador. André acredita que, se tanto a fotografia quanto a historiografia partem da realidade, é possível dizer que ambas são resultado de decisões ideológicas daqueles que as realizam. Sendo assim, a fotografia do presente pode ser um instrumento pertinente para reflexão sobre o processo de criação de narrativas históricas e para a investigação do passado.

Rastros, Traços e Vestígios não objetiva ser um projeto documental, mas sim propor a discussão de questões como: o que é um documento? Como certas narrativas históricas são perpetuadas? Como decisões passadas ainda ecoam no presente?

O primeiro trabalho desenvolvido para este projeto foi Cabanagem, lançado em livro pela Editora Madalena em 2015 e exibido na mostra Arquivo Ex-Machina, realizada no Itaú Cultural em São Paulo, em 2016. Missão Francesa é o segundo e será lançado em livro em junho de 2017 e o terceiro será Farroupilha, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2018.

Os outros dois temas que o projeto abordará serão o Descobrimento e a Proclamação da república. Estes, porém, ainda nnao tem prazo definido.